Uma das propostas do Curso de Teatro Professor e Artista é multiplicar a mediação teatral. A ideia é que todos os professores participantes da formação realizem ações que aproxime de alguma forma alunos e teatro, atuando como professor mediador! Aqui vamos compartilhar as reverberações deste movimento!
EBM Vidal Ramos
Uma ação mais que coletiva! As professoras-mediadoras Ruana (Artes) e Roberta (Pedagogia) fizeram uma parceria para receber as ações do Teatro e Escola do 31° FITUB! A apresentação da contação de história \”Como nasceu a alegria\”, da Cia Carona de Teatro, foi apresentada na Biblioteca! Nesta ação posso falar também como atriz, foi simplesmente encantador ver tantas crianças, livros, arte e carinho no mesmo espaço! Por mais momentos e parcerias como esta!
Primeiramente é um prazer escrever sobre a experiência do Fitub na escola. Foi possível constatar como as crianças gostam de participar dos jogos de improviso e representação. Podemos observar como é necessário mais momentos assim com os alunos e professores também. Nossas crianças vivem envolvidos com tudo pronto e ligados, quando tem acesso, em aparelhos de celular ou computador a maior parte do tempo . Dessa forma, a criatividade, concentração e observação está cada vez mais falha. As crianças com um poder aquisitivo mais baixo, foram as que mostraram mais criatividade e imaginação. Foi de suma importância perceber como precisamos explorar outras habilidades com os alunos em geral. Quanto a apresentação da contação \”Como nasceu a alegria\”, participaram, riram, ficaram surpresos, reflexivos, perguntaram quando teria novamente as aulas (oficinas) e outra apresentação. Só temos a agradecer toda a equipe que participou e proporcionou este momento de tantas descobertas e prazer para nossa escola. Obrigada de coração e que possamos ter mais momentos assim!
por Roberta Vilela.
A formação Professor e Artista foi de grande valia e importância para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Poder vivenciar e refletir sobre a linguagem cênica nos dias de hoje, com professores de diferentes áreas da educação, me fez perceber a falta de reconhecimento e valorização da cultura em nossa cidade e até mesmo dentro da escola.Como cooresponsável de proporcionar experiências significativas para as crianças, recebemos em nossa escola o movimento \”Ação Teatro e Escola\” do FITUB, que oportunizou, a quase 200 crianças do Ensino Fundamental 1, uma oficina de teatro com profissionais da área, que trouxeram aos estudantes várias possibilidades de fazer teatro, e por fim apreciaram uma linda apresentação teatral a contação de história \”Como Nasceu a Alegria\” de Rubem Alves, nos fazendo refletir sobre o bullying. A Arte e a Cultura por todas as suas linguagens são movimentadas por pessoas e elas só existem com e para as pessoas. E como Sabrina Moura, nossa competente e querida professora sempre nos dizia: \” Se ir ao Teatro é um hábito, agora que somos adultos e conscientes depende muito de nós o exercício de torná-lo constante.\”
por Ruana Maria Gartner Kostetzer
Comments