Uma das propostas do Curso de Teatro Professor e Artista é multiplicar a mediação teatral. A ideia é que todos os professores participantes da formação realizem ações que aproxime de alguma forma alunos e teatro, atuando como professor mediador! Aqui vamos compartilhar as reverberações deste movimento!
EBM prof. Rodolfo Hollenweger O encontro com os professores no curso, permitiu que o Teatro chegasse em escolas que quase não recebem ações devido a distância. Este ano, o bairro Fidélis foi uma das localidades contempladas pela ação Teatro e Escola, do 31° FITUB. Os artistas do Grupo Detalhe Teatro, com o espetáculo \”Um Sonho\”, fizeram parte desta aproximação e, a professora-mediadora Roseli Morais foi a responsável por este movimento!
Atualmente trabalho na biblioteca, no Projeto Leitura e Pesquisa. A escola teve a oportunidade de receber as oficinas de teatro “O Teatro vai a Escola” do FITUB. Foram momentos de muita aprendizagem e diversão para alunos do sexto ao nono ano, conhecer um pouco desta arte ,técnicas, vivenciar este mundo maravilhoso da arte teatral. Levar o teatro a lugares, comunidades como a nossa onde muitos não tem acesso a esse tipo de cultura. E o principal estimular os alunos a creditar que também podem frequentar esses espaços. E a escola pensar em organizar movimentos de ida dos alunos ao teatro.
por Roseli Morais
Depoimento dos alunos:
Para mim foi maravilhoso pois eu já estava participando do grupo de teatro da Escola Rodolfo Hollenweger. No dia 09 de julho a minha turma do 8º ano participou das oficinas de teatro, onde falamos nossos nomes e se gostamos de teatro, poucas pessoas falaram que gostavam e aqueles que falaram que não gostavam no final da oficina saíram falando que teatro era uma coisa legal. No dia 11 de julho tivemos a apresentação de teatro na escola. A peça \”Um Sonho\” foi muito legal, chamou muita atenção das turmas de 6º ao 9º ano pois falava sobre assuntos do dia-a-dia de um adolescente, um pai alcoólatra, uma criança/filha mais velha que tinha que cuidas dos irmãos mais novos, sua mãe não ajudava nos deveres da escola e também tinha a vó/maluca/caduca. No final deixaram os alunos fazerem perguntas sobre o teatro. Eu digo que foi um aprendizado enorme. Os alunos que estavam lá adoraram. Os temas da peça tem muito a ver com a realidade dos nossos alunos. Gostaríamos de ver mais peças como essa com aprendizados enormes.
por Haynara Saturno de Moraes (8º ano)
Quando eu soube que teria uma oficina de teatro fiquei bem animada, pois eu já fazia teatro na escola e aprender mais é sempre bom. O teatro na quarta começou e eu não estava muito animada e no final eu adorei o teatro. Na oficina, aprendi que quando tá apresentando, não ficar de trás para o público. Também quando esquecer a fala ou alguém esquece, se improvisa. Achei bem legal o teatro, ajudou muitas pessoas que são tímidas a se soltarem. O teatro tinha como tema assuntos pesados, mas apresentados de um jeito leve, que te faz refletir, como alcoolismo, trabalho infantil, maltrato aos idosos. Enfim, fiquei bem feliz por terem apresentado e dado aos alunos a oficina.
por Letícia B. Stinghen
Comentários