top of page
  • Foto do escritorplateiadeteatro

A escola vai ao teatro…

Atualizado: 7 de mar. de 2021



Uma das propostas do Curso de Teatro Professor e Artista corresponde a multiplicar a mediação teatral. A ideia é que todos os professores participantes da formação realizem  ações que aproxime  de alguma forma alunos e  teatro!  Aqui  vamos compartilhar as reverberações deste movimento!


Ação Teatro e Escola no 31º FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau Os professores mediadores das Escolas Municipais Anita Garibaldi e Quintino Bocaiuva participam do FITUB, trazendo seus alunos para assistir ao espetáculo  O Coro dos Maus Alunos (UDESC/Florianópolis). Antes desta ação todos estudantes receberam  uma oficina de teatro na sua escola!  Abaixo o relatos desta experiência!


EBM Anita Garibaldi

Professores mediadores: Camila Raquel Schvanz, Rodrigo Pereira e Angela Maria Nuss Roweder


por Camila Raquel Schvanz


O momento do espetáculo envolveu os alunos num misto de alegria e expectativa pelo novo. Pular corda, ouvir música, estar entre os semelhantes foi envolvente e divertido. Ao longo do espetáculo ao olhar para o lado eram visíveis rostos admirados, lágrimas nos olhos e algumas escorrendo pelas faces de pessoas que abriram seus corações e vivenciaram experiências únicas e sensíveis. Após a peça, continuaram extasiados e comentando uns com os outros sem parar as partes preferidas. Levar os alunos para um festival de teatro foi uma experiência única também como professora, por ver que em meio a um mundo cheio de noticiais e momento político que endurece a forma de ver e estar no mundo, os alunos ainda são tocados pela arte e se permitem sentir. Foi um momento muito sensível e que resgatou vivências e sentimentos pessoais , com certeza foram tocados e saíram de forma diferente . Por terem participado ativamente da oficina de teatro que aconteceu na escola anteriormente, foi um momento mais completo e já estavam sentindo-se pertencentes ao espetáculo de alguma forma. Como se fossem co-autores de alguns conflitos existentes naquele momento. A oficina permitiu que trabalhassem o mesmo tema e deu a alguns o sentir de pertencimento ao grupo, sentindo-se valorizados e quem sabe deu a alguns um motivo para sonhar e acreditar em si.



EBM Quintino Bocaiuva

Professores mediadores: Carmelita Clasen Werling e Elias João de Melo



por Carmelita Clasen Werling


Esse ano é a primeira vez que a EBM Quintino Bocaiuva participa do FITUB, recebemos na escola a atriz Ana Acácia que fez mediação teatral com alunos dos nonos anos. Momentos em que puderam perceber diferentes formas de organizar plateia e ocupar os espaços, percebendo o seu corpo como forma de expressão. Reflexão que deu continuidade as aulas de artes onde a pergunta condutora é: de que forma o meu corpo ocupa os espaços e conversa com ele? Em outro momento os mesmos alunos tiveram a oportunidade de ir ao festival assistir o espetáculo \”O coro do maus alunos\” apresentado por alunos da disciplina de Montagem Teatral da UDESC – Florianópolis. No espetáculo tanto alunos quanto professores em algum momento se identificaram com personagens trazendo questionamentos como: qual o papel da escola? – pra que serve o professor? – o que se espera do aluno? Somos todos gratos pela oportunidade de refletir sobre a urgência de mudanças no que diz respeito a educação no nosso país, porque o teatro é transformador.


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page