O quarto Programa de Mediação Teatral foi realizada na FURB, bairro Victor Konder, mais precisamente no departamento de Artes Cênicas, nas salas S113 e S125, também em um único dia, e teve a apresentação do espetáculo “Alguns Corpos” do Núcleo de Extensão da Carona Escola de Teatro. Neste Programa foi trabalhado com o grupo a sensibilização dos sentidos para compreensão sobre a pluralidade dos corpos humanos, através de procedimentos de mediação que traziam elementos do espetáculo.
O grupo de professoras e professores fez o aquecimento com o grupo de atrizes e atores antes de iniciar a cessão do espetáculo, aproximando, assim, não somente as espectadoras(es)-docentes da obra, mas também dilatando a percepção para múltiplas formas no fazer teatral.
Como sou responsável pelo Núcleo de Extensão da Carona Escola de Teatro, e diretora deste espetáculo, tenho proximidade com o grupo e tive a oportunidade de aproximar ainda mais as artistas das professoras e professores participantes deste Programa.
O corpo docente fez o aquecimento com as artistas antes delas entrarem em cena, isso aproximou os procedimentos de mediação que vínhamos realizando anteriormente aos procedimentos de montagem teatral e apresentação, algo que busco, em minhas pesquisas de mediação e recepção teatral, aproximar. Como professoras(es) e artistas estavam conectados e conectadas por conta desta dinâmica, a mediação pós apresentação ocorreu logo em seguida da apresentação.
O espetáculo termina com uma leitura coletiva com a participação da plateia. Neste sentido, foi como se o espetáculo não tivesse terminado na sua marcação de fim, e sim, estende-se para outros acontecimentos.
É aqui que percebo que a ideia de Programa, definido pela pesquisadora e teórica dos estudos da performance Eleonora Fabião como “um roteiro pré-estabelecido que tenta desprogramar organismo e meio” cria vida própria. É como se cada pessoa presente sentisse a
responsabilidade de fazer e de dizer aquilo que deve, no seu entendimento ético e político sobre o mundo, fazer e dizer. É quando nos posicionamos frente aos acontecimentos do mundo e compartilhamos o que acreditamos ser melhor para o bem comum e mais justo para com todos e todas.
Programação: TBT - Temporada Blumenauense de Teatro
Espetáculo: Alguns Corpos
Grupo: Núcleo de Extensão Carona Escola de Teatro
Sinopse: Sinopse: Alguns corpos nascem e até morrerem representam muitos papéis. Alguns corpos são homenageados após a morte. Outros corpos são desprezados ao nascer. Alguns corpos são arrebatados pela incompreensão e pela violência de outros corpos em relação a suas existências. Alguns corpos se reconhecem ao perceber outros corpos. Alguns corpos se reúnem em um ritual artístico. Quais corpos são convidados a entrar na cena das nossas vidas.
Mais informações sobre o espetáculo clique aqui
Registro Fotográfico: Sabrina Marthendal
Comments