Uma das propostas do Curso de Teatro Professor e Artista é multiplicar a mediação teatral. A ideia é que todos os professores participantes da formação realizem ações que aproxime de alguma forma alunos e teatro, atuando como professor mediador! Aqui vamos compartilhar as reverberações deste movimento!
E.B.M. Professora Nemésia Margarida
FITUB na escola
Como ministrante do Curso de Teatro Professor e Artista e coordenadora da Ação Teatro e Escola no 31º FITUB – Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, a comunicação com as escolas foram muito mais afetivas e dinâmicas neste ano. Os professores mediaram com seus gestores as tramitações para receber os espetáculos, fizeram também a mediação com os alunos, entendo na pele a importância de ver e fazer teatro. Além dos espetáculos todos os alunos fizeram uma oficina prática antes de assistir a obra, com a intenção de propiciar ao espectador uma experiência processual da linguagem teatral, aproximando e democratizando as regras do jogo.
Considerando que muitos artistas, grupos de teatro, agentes culturais de Blumenau, queijam-se da dificuldade em estabelecer, muitas vezes, uma boa relação com as escolas, alegando que muitas não querem receber teatro e que os professores dizem não ficar sabendo destas oportunidades, existe aí um espaço que precisa ser explorado; uma distância que, a meu ver, deve ser implodida dinamizando a relação entre professores e artistas.
O projeto Articulando caminha nesta direção e vê na figura do professor como um mediador da linguagem teatral. A Cátia Celene Nascimento Montibeler foi a professora mediadora da E.B.M. Professora Nemésia Margarida e compartilha com todos um pouco desta vivência!
No dia dez de julho Nossa escola participou de um movimento muito legal O FITUB é um festival de teatro Que acontece em Blumenau Ele traz espetáculos e palestras do mundo inteiro Por isso é considerado internacional O primeiro contato Aconteceu com a Sabrina Será que seria possível Nossa escola participar da mediação com oficinas? No dia marcado, foi lindo A oficina aconteceu como você já imagina. Você tem fome de quê? E todos esperavam a mediação Você tem sede de quê? E todos esperavam ansiosos a programação Porque a gente não quer só comida A gente quer arte e diversão. Cadê a criança que brincava aqui? Hoje com certeza ela se sensibilizou Pois após esse movimento O olhar dela para o teatro, mudou E a criança que brincava aqui Se permitiu ser plateia, ser ator e mais ainda, se humanizou.
por Cátia Celene Nascimento Montibeler
Comments